Pular para o conteúdo principal

O desafio da mulher negra na maquiagem

O que era para ser só mais um dia feliz de trabalho, foi uma dia feliz e lindo de trabalho.
Acordei 5h da manhã, fiz meu café preto ouvindo o Cd novo do Djonga(o menino que queria ser Deus), arrumei meu material de trabalho na mochila, e sai, em direção a Niterói.
Chegando na locação ás 9:10, eu soube do que se tratava, era fotos para uma campanha politica de mulheres negras.
Meu mundo subiu, eu não tinha nem o peso da gravidade quando percebi que eu estava entre deusas, literalmente.Eu trabalho como maquiadora profissionalmente a 10 anos, e estou muito acostumada com as reclamações a respeito dos desastres que são as tentativas de maquiagem para pele retinta. É gente que fica cinza, é gente que fica branca, é gente que só usa dourado, ou seja...
A maior preocupação da mulher preta na hora de fazer uma maquiagem "profissional" é não ficar ridícula. Todas elas, ABSOLUTAMENTE TODAS, tem pelo menos 1 experiencia ruim quando se trata de maquiagem para a cor da sua pele.
Mas dessa vez, nesse trabalho, aconteceu uma coisa que nunca tinha acontecidos antes.
As meninas já sentavam na minha cadeira com a base delas na mão, e com um certo preconceito que veio da certeza de que "ninguém acerta seu tom de pele"
Se eu maquiei 10 mulheres, 8 trouxeram sua própria maquiagem.
Você consegue perceber que a mulher preta esta sempre tendo que se adaptar porque o mercado não se prepara para acolher essa mulher?
Meditei alguns dias sobre isso, e me lembrei que muitos dos meus alunos não compram base para pele negra. Alguns dizem que não tem " esse tipo de cliente"; E é por diversos motivos, alguns falam que no bairro que atua não tem mulher preta querendo maquiar, alguns dizem que nunca atendeu uma negra, outros acham que levando um tom para pele mestiça/ moreninha está de bom tamanho, outros até tem a audácia de falar que não acham bonito.


Tira Oxalá, toda inveja dessa melanina maravilhosa

Mas tudo isso me levou a uma questão: O que é ser um profissional na área da maquiagem?
Se eu tenho uma profissão de beleza, que lida diretamente com a auto estima, como alguém pode ignorar justamente a cor da pele?
Porque uma coisa é não ter glitter preto pq não sabe usar, outra coisa é não ter base.
Sem base não tem maquiagem, sem maquiagem não tem cliente, agora eu entendo porque na área que você atua não tem 'essa cor de pele'.
Eu me senti muito feliz em maquiar tanta preta retinta, em conhecer mulheres incríveis e estar preparada para cuidar da auto estima de todas elas.
O dia acabou bem lindo, e irônico, pos acabou do jeito que começou: Djonga cantando na minha cabeça " Diferencie trabalho de hobby"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tranças afro

Gente, esse post é pra falar sobre esses cabelos que Deus me deu, eu sempre mudo e usando muitas tranças, e recebo muitas mensagens perguntando que trança é, que material faz, pra quando é indicada. Então eu vou mostrar e explicar pra vocês cada look meu. sempre usei tranças, desde criança. Pra falar a verdade, foi bem dificil, já que na época ter cabelo crespo não era moda. Mas graças a Deus, hoje tem menos gente preconceituosa pelo mundo e todo mundo usa trança. Até quem não tem cabelo afro. A cima a mona esta falando " Eu faço o cabelo que eu quiser" Então vamos começar pela que eu mais gosto, e que aparentemente a galera mais gosta também. O twist O twist é uma trança com duas mexas, ela é um pouco mais complicada de fazer, Indico que procurem um profissional e pagem, se não ela desenrola e fica feio ele é feito geralmente com canecalon crespa pra ficar mais firme e muita paciencia! Na foto ao lado estou no Jazz e Blues Rio das O

Coisa de mulherzinha - Maquiagem para valorizar a cor dos seus olhos -

Já comecei indo no íntimo. Porque eu vou deixar tudo preparado para você destacar as janelas da sua alma. Os melhores tons para TODAS cores de olhos Vamos começar com olhos azuis/ acinzentados Os olhos azuis são perdidos na luz, mostrando olhos claros sem revelar a cor primária, por isso ás vezes não percebemos o azul, sendo mais visível em ambientes de pouca luz. Para destacar, use sombras mais escuras tipo marrom, o grafite fica lindo também, abuse do preto, bronze e bordô. Evite usar azul Olhos verdes Para destacar essas pérolas, os tons quentes fazem escândalo! Podem causar no rosa, lilás, laranja. e podem arrasar no verde também Olhos Castanhos <3 Combina com tudo! Tudo meeeeesmo Os tons neutros são sempre bem vindos além dos coloridos também.  Mas eu particurlarmente gosto de marcar bastante o final dos olhos com preto.        Olhos Mel Eles arrasam! Arrasam muito! Castanho, pret

SENTA O DEDO ->Maquiagem lilás fofa

Quer aprender a fazer uma maquiagem rosa com roxa linda?! Tutorial bem aqui ó! Visualizem no youtube ;)